---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


ATUALIZAÇÃO BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO - 24/06/2020

Publicado em 26/06/2020 às 13:58 - Atualizado em 26/06/2020 às 13:58

Luiz Alves registra novo caso de Covid-19!

Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Luiz Alves divulgam novos dados da situação do Coronavírus em nosso Município!

Faixa etária de todos os pacientes confirmados:

06 pacientes – 20 a 29 anos;
04 pacientes – 30 a 39 anos;
08 pacientes – 40 a 49 anos;
02 pacientes – 50 a 59 anos;
02 pacientes – 60 a 69 anos;
02 pacientes – 70 a 79 anos;
01 paciente – 80 a 89 anos;

Os bairros de referência onde os pacientes residem são: Vila do Salto, Rio Canoas, Braço Serafim, Rio do Peixe e Ribeirão Máximo.

No momento, temos oito casos ativos no Município (que apresentam sintomas respiratórios), tendo em vista que os outros dezessete pacientes confirmados anteriormente já estão curados (sem sintomas respiratórios).

Entenda o restante do boletim:

 

Os dados contidos no Boletim Epidemiológico reúnem as informações de todas as Unidades de Básicas de Saúde do Município, incluindo o Hospital Hoscola de Luiz Alves. Confira abaixo o que cada classificação significa e entenda a situação do Coronavírus na nossa cidade:

 

- O que são casos suspeitos? Pacientes que coletaram o exame para Coronavírus e aguardam o resultado do exame.

 

- O que são casos confirmados? Total de pacientes que coletaram o exame e tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus.

 

- O que são casos recuperados? Pacientes que testaram positivo para Covid-19 e realizaram o isolamento por no mínimo 14 dias, com acompanhamento e/ou avaliação médica ou não apresentam mais nenhum sintoma. Vale lembrar que os casos recuperados são consequência dos confirmados, ou seja, manteremos o número de confirmados como um dado geral do Município e cada vez que um desses casos se recuperar será adicionado na categoria “Recuperados”.

 

- O que são casos descartados? Pacientes que tiveram o resultado do exame negativo para Coronavírus. Lembrando que existem dois tipos de exame, o PCR (swab) e o teste rápido. O PCR (swab) coleta amostras do paciente que são enviadas ao laboratório e demoram cerca de 72 horas, considerando que não haja fila, para serem analisadas, gerando o resultado final. Já o teste rápido emite o resultado em 15 minutos e é utilizado para testar tanto pacientes, quanto trabalhadores de saúde, segurança e salvamento.

 

- O que são casos monitorados? Pacientes que apresentam algum sintoma respiratório ou que tiveram contato com alguma suspeita do COVID e que permanecem em isolamento domiciliar para acompanhar a evolução clínica (conforme Nota Técnica nº 002/2020 do Governo de Santa Catarina do dia 05/05/2020).

 

- Óbitos: Pacientes que o resultado do exame para Coronavírus foi positivo e evoluíram para óbito.

 

O Município de Luiz Alves sempre informa que os números de casos descartados ou confirmados são repassados pelo Governo do Estado e podem alterar a qualquer momento, conforme os resultados dos exames são lançados no sistema. O Governo do Estado também pode, a qualquer momento, anunciar os números em seus canais oficiais.

Orientamos para que a população aguarde a divulgação dos Boletins Epidemiológicos de Luiz Alves que trazem os números oficiais da cidade na hora da sua publicação. Os boletins serão publicados toda segunda-feira, com os dados referentes à última semana, além disso, poderão ser publicados boletins extraordinários em caso de alteração da situação.

 

Outra informação importante:

  • O número de casos descartados aumenta rapidamente, pois existem dois tipos de exame, o PCR (swab) e o teste rápido. O PCR (swab) coleta amostras do paciente que são enviadas ao laboratório e demoram cerca de 72 horas para serem analisadas, gerando o resultado final. Já o teste rápido emite o resultado em 15 minutos e é utilizado para testar tanto pacientes, quanto trabalhadores de saúde, segurança e salvamento. Como o resultado do teste rápido é emitido logo em seguida ao exame, os casos não chegam a ser contabilizados como suspeitos e vão diretamente para os casos descartados.