---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Educação
Luiz Alves cidade pioneira no Brasil em Educação Socioemocional

Publicado em 09/08/2019 às 10:10 - Atualizado em 09/08/2019 às 10:14

Luiz Alves cidade pioneira no Brasil em Educação Socioemocional

Novos professores finalizaram nesta quinta-feira, 08 de agosto, a primeira etapa do curso de formação do Programa Amigos do Zippy. Este ano desenvolvido em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

 

A cidade de Luiz Alves é pioneira no Brasil em promoção de saúde mental. Há 11 anos nossos professores desenvolvem programas internacionais, reconhecidos pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como ferramentas altamente eficazes para promoção da saúde mental de crianças, jovens e adultos.

Este ano serão beneficiadas diretamente 374 crianças do 2º e 3º ano do ensino fundamental através do programa Amigos do Zippy.

O programa ensina as crianças a lidarem com as dificuldades do dia a dia, estimulando-as a identificar e a falar sobre seus sentimentos e explorar várias maneiras de lidar com eles. Estimula o desenvolvimento de competências socioemocionais como, por exemplo: reconhecer e nomear seus sentimentos, aprendem a comunicarem-se de maneira assertiva, aprendem a construir estratégias para resolver problemas e fazer escolhas que melhorem sua qualidade de vida, levando em conta os sentimentos das outras pessoas, tornando-se assim cidadãos autoconfiantes, empáticos, solidários, resilientes e autônomos.

O programa é desenvolvido em sala de aula pelo próprio professor das crianças, que é especialmente capacitado para isso.

As avaliações nos anos anteriores descobriu evidências de seu impacto nas transformações emocionais, sociais e acadêmicas das crianças, segundo testemunho de professores e pais.

O programa foi desenvolvido ao longo 5 anos de pesquisa e desenvolvimento, coordenados por Dr. Brian Mishara, que é professor e pesquisador há 38 anos na Universidade Quebec/ Canadá e é um dos maiores especialistas mundiais em estudos e pesquisas sobre suicídio e eutanásia.

O programa Amigos do Zippy é um programa testado e aprovado em 33 países e no Brasil, é representado pela ASEC - Associação pela Saúde Emocional de Crianças, com sede em São Paulo.

Alguns podem estar se perguntando, por que investir?

Porque é provado por vários economistas que investir no desenvolvimento de competências socioemocionais, principalmente nesta faixa etária, é onde teremos os melhores resultados. O programa impacta diretamente em quatro grandes áreas do conhecimento:

Educação - Facilita processo de alfabetização, pois uma criança bem resolvida aprende mais, melhora relação professor aluno, possibilita ao professor uma nova forma de agir com crianças em sala de aula, melhora o relacionamento entre as crianças.

Saúde - Promovendo a Saúde mental de crianças e jovens eles aprendem desde cedo a lidar positivamente com seus sentimentos, problemas e dificuldades através do desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais, e sabendo lidar com o que sentem, sabendo resolver conflitos e problemas automaticamente serão adultos que vão adoecer menos.

Assistência Social - Atua diretamente no desenvolvimento da boa convivência entre as pessoas, promove cidadania, empodera as crianças e jovens a serem protagonistas da suas histórias, aprendendo uma forma eficaz de lidar com o que sentem rompem com ciclos de repetição (seja na violência doméstica, no abuso sexual e atos infracionais.

Segurança Pública - provado pelos economistas abaixo citados que investir em ações que promovam a saúde mental de crianças é redução de gastos com segurança publica, pois se ela aprende aos 7 anos a habilidade de fazer ESCOLHAS ADEQUADAS, automaticamente as drogas e a criminalidade passam a ser escolhas inadequadas pois, terão uma consequência negativa em suas vidas se assim escolherem.

 

Além dos novos professores capacitados, a turma avançada, que já está com o programa Amigos do Zippy em prática, também realizou uma nova capacitação para adquirir ainda mais conhecimento na área. 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar