---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Grandes avanços para o combate do maruim em Luiz Alves.

Publicado em 08/05/2019 às 20:03 - Atualizado em 09/05/2019 às 10:31

Durante muito tempo, a equipe da Prefeitura de Luiz Alves vem monitorando o progresso das pesquisas que estão sendo realizadas pelo Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu – Cigamvali para encontrar um controle biológico para o maruim, já que, atualmente não existe nenhum produto no mercado capaz de eliminá-lo.

Após 12 anos de estudos, o Cigamvali iniciou os testes de campo, que têm dado resultados positivos fazendo assim, a pesquisa evoluir. Atualmente fazem parte do projeto sete municípios do norte catarinense: Jaraguá do Sul, Guaramirim, Barra Velha, Schroeder, Corupá, Massaranduba e São João do Itaperiú. Depois de diversas tratativas, Luiz Alves tem a possibilidade de estar entrando na pesquisa e poderá ajudar a financiar os trabalhos para o desenvolvimento deste defensivo, dependendo agora de uma aprovação do projeto de lei encaminhado pela Prefeitura para a Câmara de Vereadores que autoriza a participação da nossa cidade no consórcio.

A Prefeitura reforça que todos os esforços estão sendo feitos para integrar o Município ao projeto (já que nossa cidade pertence a AMFRI – Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí) e que apesar da evolução da pesquisa ainda não há uma solução definitiva para o combate desta praga.

"Com a aprovação do projeto na Câmara de Vereadores, Luiz Alves dará um importante passo para solucionar o problema que já virou questão de saúde pública. Esperamos por resultados positivos da pesquisa em nossa região, trazendo mais qualidade de vida para a população que tanto sofre com este inseto", explica o prefeito Marcos Pedro Veber.

No dia 15 de maio, às 19h no auditório da Prefeitura serão apresentados os trabalhos deste projeto a serem realizados para o combate do maruim. Toda população está convidada a participar.