Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Coronavírus - Situação Epidemiológica

Publicado em 26/06/2020 às 14:07 - Atualizado em 22/09/2020 às 16:27

ENTENDA O BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO:

 

Os dados contidos no Boletim Epidemiológico reúnem as informações de todas as Unidades de Básicas de Saúde do Município, incluindo o Hospital Hoscola de Luiz Alves. Confira abaixo o que cada classificação significa e entenda a situação do Coronavírus na nossa cidade:

 

- O que são casos suspeitos? Pacientes que coletaram o exame para Coronavírus e aguardam o resultado do exame.

 

- O que são casos confirmados? Total de pacientes que coletaram o exame e tiveram diagnóstico positivo para Coronavírus.

 

- O que são casos recuperados? Pacientes que testaram positivo para Covid-19 e realizaram o isolamento por no mínimo 14 dias, com acompanhamento e/ou avaliação médica ou não apresentam mais nenhum sintoma. Vale lembrar que os casos recuperados são consequência dos confirmados, ou seja, manteremos o número de confirmados como um dado geral do Município e cada vez que um desses casos se recuperar será adicionado na categoria “Recuperados”.

 

- O que são casos descartados? Pacientes que tiveram o resultado do exame negativo para Coronavírus. Lembrando que existem dois tipos de exame, o PCR (swab) e o teste rápido. O PCR (swab) coleta amostras do paciente que são enviadas ao laboratório e demoram cerca de 72 horas, considerando que não haja fila, para serem analisadas, gerando o resultado final. Já o teste rápido emite o resultado em 15 minutos e é utilizado para testar tanto pacientes, quanto trabalhadores de saúde, segurança e salvamento.

 

- O que são casos monitorados? Pacientes que apresentam algum sintoma respiratório ou que tiveram contato com alguma suspeita do COVID e que permanecem em isolamento domiciliar para acompanhar a evolução clínica (conforme Nota Técnica nº 002/2020 do Governo de Santa Catarina do dia 05/05/2020).

 

- Óbitos: Pacientes que o resultado do exame para Coronavírus foi positivo e evoluíram para óbito.

 

O Município de Luiz Alves sempre informa que os números de casos descartados ou confirmados são repassados pelo Governo do Estado e podem alterar a qualquer momento, conforme os resultados dos exames são lançados no sistema. O Governo do Estado também pode, a qualquer momento, anunciar os números em seus canais oficiais.

Orientamos para que a população aguarde a divulgação dos Boletins Epidemiológicos de Luiz Alves que trazem os números oficiais da cidade na hora da sua publicação. Os boletins serão publicados toda segunda-feira, com os dados referentes à última semana, além disso, poderão ser publicados boletins extraordinários em caso de alteração da situação.

 

Outra informação importante:

  • O número de casos descartados aumenta rapidamente, pois existem dois tipos de exame, o PCR (swab) e o teste rápido. O PCR (swab) coleta amostras do paciente que são enviadas ao laboratório e demoram cerca de 72 horas para serem analisadas, gerando o resultado final. Já o teste rápido emite o resultado em 15 minutos e é utilizado para testar tanto pacientes, quanto trabalhadores de saúde, segurança e salvamento. Como o resultado do teste rápido é emitido logo em seguida ao exame, os casos não chegam a ser contabilizados como suspeitos e vão diretamente para os casos descartados.

 

 

ENTENDA OS GRÁFICOS

•        O Gráfico 1 informa desde o primeiro caso, a evolução de casos acumulados no município de Luiz Alves. Entre maio e junho o total de casos se manteve estável, porém a partir de julho/2020, verificamos o aumento do total de casos, sendo que a curva vem crescendo de forma mais acentuada, com menores períodos de estabilidade.

•        O Gráfico 2 mostra a quantidade de casos por faixa etária.

•        A maior parte dos casos confirmados são do sexo feminino, conforme observamos no Gráfico 3.

•        Quantidade de casos. Os casos ativos estão descritos neste gráfico separados pelas cores azul (recuperados) e vermelho (ativos).

•        O Gráfico 5, diferente do primeiro gráfico, informa a quantidade de casos confirmado ao dia, e não acumulado. Podemos observar uma certa estabilidade dos casos até final de junho, com aumento em julho.


Galeria de Arquivos